Marcante, FESTA 53 agradou o público com o melhor do cenário nacional
Por nove dias, o Festival Santista de Teatro cumpriu sua intenção de agitar a cena cultural de Santos e região. O respeitável público aprovou
![]() |
foto: Denise Braga/FESTA 53 |
Além de constar na história como o festival de teatro mais antigo em atividade no País, o FESTA 53 também marca corações. Foi na Mostra de Rua que, aos seis anos, Giovanna Gomes Barros se encantou ao assistir pela primeira vez a uma peça teatral. “Tenho certeza que o teatro é uma ótima forma de educar”, diz a mãe, Maria Tereza Gomes.
O respeito ao público do FESTA 53, seu “Respeitável Público” foi a partir da qualidade dos espetáculos selecionados. “Vim assistir todos os dias às peças da Mostra Adulta”, anima-se a estudante Luma Eckert, de 15 anos. Por meio de parceria entre o festival e escolas, alunos se deslumbravam ao acompanhar as peças da Mostra Infantil. “Eles não sabiam se aplaudiam, sorriam ou choravam de emoção ao ver o fim da peça”, brinca o ator Caio Marques.
Logo após cada apresentação, havia debate sobre o espetáculo, aberto a todo o público. “Aqui a gente também aprende com a linguagem diferenciada de cada peça”, afirma Aline Negra Silva, atriz e estudante de Rio Claro (SP).
![]() |
Denise Braga/FESTA 53 |
O festival também chamou a atenção dos estudantes de jornalismo Mariane Rodrigues e Rodney Cardoso, da Universidade Santa Cecília, de Santos. A dupla está fazendo como TCC um livro fotográfico sobre o FESTA, contando um pouco da história e da importância do festival, e trazendo um ensaio de fotos desta edição. Os dois procuraram acompanhar o máximo de atrações, para registrarem os melhores momentos. “Neste ano o FESTA veio com uma nova proposta, trouxe muita gente de fora, além da presença do pessoal de casa, o que foi muito importante. Houve uns diferenciais que devem permanecer. Eu curti muito”, diz Rodney.
Alunos da Escola de Artes Dramáticas “Wilson Geraldo”, da Secretaria de Cultura de Santos, e do Senac também fizeram questão de acompanhar as apresentações desta edição do festival. E vários artistas da região se reuniram para celebrar o FESTA 53. “Não vejo esse grande encontro de artistas em festivais da minha cidade”, disse a atriz carioca Ana Karenina Riehl.
Novidades
Foi por meio do “Intercâmbio Cultural” que Ana Karenina veio participar de toda a programação do festival. Uma das grandes novidades dessa edição, o programa ofereceu bolsas de viagens a 25 estudantes ou atores de teatro de todo o País, concedendo hospedagem, alimentação e viagem de São Paulo a Santos.
Outra novidade do FESTA 53 foi o Quintal da Pagu, localizado na Praça dos Andradas. As noites temáticas contaram com as mais variadas atrações, como lançamento do CD de Danilo Nunes & Carrossel de Baco, o lançamento do livro “Atro Coração”, de Márcio Barreto (que também se apresentou com seu grupo musical Percutindo Mundos), a exibição de curtas-metragens e videoclipes do Curta Santos - Festival Santista de Curtas Metragens, apresentações de dança do Instituto Arte no Dique, entre outras.
![]() |
Denise Braga/FESTA 53 |
Entre tantas exposições, destacou-se a intervenção feita na banca de jornal da Praça dos Andradas. A artista Aline Benedito, a Fixxa, diz que, em sonho, se inspirou em estampar na banca o rosto de Toninho Dantas. Junto a réplicas do mascote do festival, pintadas em conjunto com o marido, o também artista Colante, Fixxa deu outra cara à banca e à praça.
![]() |
Denise Braga/FESTA 53 |
![]() |
Denise Braga/FESTA 53 |
Aliás, foi nessa edição que surgiu o mascote do FESTA, o grande anfitrião do festival. Chamado de “João Festinha”, o personagem ganhou o nome por um concurso aberto ao público, e ganhou vida por meio do ator convidado, Zecarlos Gomes. “O nome foi em homenagem ao primeiro ator brasileiro, João Caetano dos Santos”, explica o batizado” do mascote, Alex Gomes, da Cia Teatral Bocarela das Palavradas. Ele aproveitou e elogiou a oficina de “Práticas de Cena”’, realizado pela Cia. Lume.
Nestes nove dias de festival, a opinião geral é que o FESTA 53 foi o melhor dos últimos tempos. “Sabemos que temos muito a melhorar, mas o retorno do público nos mostrou que estamos no caminho certo para que as próximas edições do FESTA sejam ainda mais interessantes do que esta”, diz o diretor geral do festival, Leandro Taveira.
Realizado pela Comissão FESTA, o FESTA 53 teve patrocínio do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e parceria com Prefeitura de Santos, Sesc-Santos e Associação dos Artistas.