quarta-feira, 18 de abril de 2012

FESTA - quarta, dia 18

A programação completa está no nosso site oficial www.festivalsantista.com.br.
Os espetáculos nos teatros é Pague Quanto Quiser - você escolhe o valor que deseja pagar, inclusive de graça.

18 DE ABRIL, quarta-feira

11h - MESA REDONDA: A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAMENTO SOCIAL CRÍTICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ATOR
Debatedores: José Fernando Azevedo, Lucienne Guedes e Vinícius Torres Machado.
Mediador: Stela Fischer
Local: SESC SANTOS

José Fernando Azevedo: dramaturgo e diretor do Teatro de Narradores, e professor e vice-diretor da Escola de Arte Dramática da USP. Doutor em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da USP. Foi editor da Revista Camarim e tem artigos publicados, entre outros, nas revistas Reportagem e Vintém.

Lucienne Guedes: coordenadora e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André, atriz fundadora do Teatro da Vertigem, com Antonio Araújo (atuou como atriz em Paraíso Perdido e como dramaturgista do espetáculo Apocalipse 1,11). Foi professora convidada do Depto. de Artes Cênicas ECA-USP em 2009 e 2010. Desenvolveu projeto de pesquisa de mestrado na ECA-USP, sob orientação de Silvia Fernandes, obtendo o título de mestre em 2011. Em 2012 iniciou o doutorado.

Vinícius Torres Machado: diretor teatral e pesquisador. Desenvolve trabalhos que exploram a linguagem da máscara e, atualmente, faz estudos sobre a obra de Samuel Beckett. Dirigiu os espetáculos A Porta e O Mais Simples Seria Não Começar…. Ministrou por alguns anos aulas no CAC/ECA/USP como professor conferencista. E é professor da ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André).

Mediação:

Stela Fischer é atriz, diretora teatral e Mestre em Artes Cênicas pela UNICAMP. Autora do livro “Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras” (Editora Hucitec, 2010). Atualmente é professora de História do Teatro do Instituto de Artes da UNESP, docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e do Centro de Formação do Ator Globe-SP. Em São Paulo, desenvolve atividades em teatro e performance com a sua Companhia Cênica Magna Mater.

15h - 100 + NEM MENOS (CIA NOZ DE TEATRO, DANÇA E ANIMAÇÃO). Mostra Infantil
Local: Teatro Municipal Braz Cubas

100 + Nem Menos, da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação - foto de Vitor Vieira

“100 + Nem Menos” é a segunda montagem da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação e fala sobre os primeiros contatos da criança com o mundo dos números e do desenho. A encenação não usa texto, e de uma técnica original de animação de objetos, linhas coloridas flutuam pelo ar formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil, que surgem e desaparecem de forma inesperada. Com técnicas de teatro, dança e animação de objetos e bonecos, os esquetes reinventam brincadeiras folclóricas e temas do cancioneiro popular. Imagens, ora remetem à arte Naif, às garatujas infantis e aos quadros de Joan Miro e Paul Klee e ora brincam com conceitos primários da Matemática. Animação de objetos e bonecos, movimentação coreográfica e música ilustram essa brincadeira onde poucos diálogos são suficientes para o entendimento e a ação da cena conta mais do que a palavra.

Concepção e Direção: Anie Welter
Música: Dr Morris e Dani Maia
Cenários e Figurinos: Anie Welter
Iluminação: Marisa Bentivegna
Elenco: Cida Sena
Elvira Cardeal
Renata Andrade
Paulo Henrique Alves
Julio Mello
Confecção de Cenários e Figurinos: Cia Noz de Teatro, Dança e Animação
Produção: Anie Welter e Rafael Petri
Assistente de Produção: Cida Sena

19h - ZÉ JACUNÉ: Um homem azarado, porém com muita fé (CIA POPATAPATAIO). Mostra Paralela
Local: Teatro Guarany

A peça busca retratar a simplicidade de um Brasil sertanejo, marcado por sua religiosidade, repleto de signos de fé. Seu protagonista, Zé Jacuné, era um homem muito bem sucedido na sua região, um homem quase rico. Contudo, era desvalido de qualquer fé e acreditava somente na dura realidade de sua vida, sem considerar a existência de Deus. Foi que um dia sua galinha Rosemira sofreu de uma grave indisposição que o forçou a apelar para uma reputada benzedeira da região. Pela milagrosa salvação da galinha, seu Zé passou de ateu a fervoroso cristão, causando grande espanto pelas redondezas.

21h - AS TRÊS IRMÃS (TRAÇO CIA DE TEATRO). Mostra Adulto
Local: SESC SANTOS


As Três Irmãs, da Traço Cia de Teatro - foto de Nassau Souza

O espetáculo discorre sobre o desejo das irmãs Olga, Maria e Irina de retornarem à cidade natal, de onde saíram há onze anos com o pai, general militar. Ainda mais importante que o plano dos acontecimentos, porém, é a exposição dos conflitos que se estabelecem entre o plano da vida material – o cotidiano – e o plano espiritual – a eternidade. O espetáculo é fruto da pesquisa de mestrado, e aborda o clássico texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov a partir da técnica do clown.

Fundada em 2001, a Traço Cia de Teatro tem a trajetória artística baseada no palhaço, cuja técnica configura-se como principal recurso pedagógico de formação, treinamento e criação. Junto a esta técnica, investigações sobre o teatro de rua e o teatro cômico popular colaboram à pesquisa cênica da companhia. Elas instrumentalizam seus artistas para a criação de um repertório pessoal, preparando-os para uma relação livre, direta e potencialmente transformadora para com o público. Site: www.tracoteatro.blogspot.com.

Ficha Técnica
Direção e Adaptação: Marianne Consentino
Elenco: Débora de Matos, Greice Miotello, Paula Bittencourt
Músicos: Cassiano Vedana, Gabriel Junqueira, Mariella Murgia
Concepção Musical: Cassiano Vedana, Gabriel Junqueira, Mariella Murgia, Neno Miranda
Concepção de Iluminação: Ivo Godois
Operação de Luz: Egon Seidler
Produção executiva: Harmônica Arte e Entretenimento
Classificação Etária: 12 anos

23h - VIBE TRIO. Com Joy Peniche. Quintal da Pagu - Praça dos Andradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário