sexta-feira, 13 de abril de 2012

FESTA 54 - Programação deste sábado e domingo, dias 14 e 15

14 DE ABRIL, sábado

11h - OFICINA
TEATRO DO OPRIMIDO: JOGOS PARA ATORES E NÃO ATORES.
Com Dodi Leal
Horário: 11h as 13h e das 15h às 18h
Local: SESC Santos - Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida

O Teatro do Oprimido reúne um conjunto de jogos, técnicas e idéias desenvolvidas pelo teatrólogo Augusto Boal com o intuito de apoiar práticas políticas e ações educativas que visam compreensão das opressões vividas em sociedade : alternativas de solução são então cogitadas e ensaiadas por meio do teatro.
O objetivo desta oficina é possibilitar um contato inicial com a prática e a teoria do Teatro do Oprimido. A dinâmica é baseada na vivência de jogos teatrais, experimentação de técnicas específicas do TO e discussões sobre o seu desenvolvimento pelo mundo e no Brasil.

Programa
Exercícios e jogos teatrais - em cinco categorias.
Técnicas do Teatro do Oprimido - teatro fórum e teatro imagem.
Panorama histórico do Teatro do Oprimido.
Formador: Dodi Leal é licenciando em Artes Cênicas pela USP. Técnico em interpretação teatral pelo Teatro Escola Macunaíma. Realizou pesquisa de mestrado sobre o Teatro do Oprimido (FEA/USP). Foi aluno de Augusto Boal no CTO-RJ. Foi coordenador dos grupos de Teatro do Oprimido Metaxis, GTO-Montréal e GTO-Saguenay. Tendo ministrado oficinas em: Baccaléureat d’enseignement des arts (UQAC, Canadá); Cours de formation technique en travail social (Cegèp de Jonquière, Canadá); Prisões nacional e regional de San Salvador de Jujuy (Argentina); Grupos Impacta e Anitne (Espanha), dentre outros países. Tem difundido o estudo e aprofundamento acerca do tema do Teatro do Oprimido em suas vertentes sociais, em universidades no Brasil e exterior e em oficinas de formação.
Público:
Gente de teatro, arte-educadores e interessados em geral.

19h - DOÍDAS (CIA ILUSTRADA). Mostra Paralela
Local: Teatro Guarany - Praça dos Andradas, 100 - Centro

Duas pessoas, que foram “jogadas” no navio dos loucos, conseguiram escapar ao naufrágio da embarcação, e estão há muito tempo, em busca de comida e “calor” numa cidade desconhecida.
A ação se dá em mais um dia em que elas lutam pela sobrevivência, ao mesmo tempo em que vão se degenerando e revelando seus segredos mais íntimos e seus desejos mais secretos.

Dramaturgia: Junior Siqueira
Direção de Arte: Adriani Simões
Figurinos: Adriani Simões
Adereços: Adriani Simões
Preparação de atores: Alexandre Lindo
Assessoria de linguagem (Bufão): Sofia Papo
Assessoria de pesquisa: Profª Drª Daniela Auad
Produção: Adriani Simões e Junior Siqueira
Direção: Junior Siqueira
Assistente de direção: Alexandre Lindo
Fotos: Rodrigo Munhoz
Elenco: Junior Siqueira, Vanessa Gutz

21h - AS DESGRAÇADAS (CIA AURORAS). Mostra Adulto
Local: SESC SANTOS
*Após o espetáculo haverá debate com o grupo

As Desgraçadas - Cia Auroras

Graça é uma babá tão devota ao trabalho que chega ao extremo de confundir-se com a própria patroa, D. Carmen, uma mãe de família que acaba de ser abandonada pelo marido depois de descobrir, por meio de uma carta anônima, que ele tinha um caso com uma mulher mais jovem. Lurdes é uma doméstica insatisfeita com seu trabalho, mas que assume com prazer o papel da opressora quando descobre que Graça é a autora da carta anônima que acabou com o casamento da patroa, e ameaça denunciá-la caso a babá não faça todo o serviço da casa por ela. A peça é livremente inspirada na obra “As Criadas”, do dramaturgo marginal francês Jean Genet, e integra diferentes linguagens da cena contemporânea, como as artes cênicas e as artes plásticas.

A Cia. Auroras foi fundada em 2003 por Beatriz Morelli e Giu Rocha, na faculdade de Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP), com o intuito de dar continuidade à pesquisa teatral sobre o tema Eros e Thanatos, desenvolvida no trabalho de conclusão do curso “A Obra Completa de Nelson Rodrigues”, sob coordenação e direção de Zé Rubens Siqueira. Desde então, a Cia. Auroras promove um espaço de livre experimentação e pesquisa, composta por jovens artistas independentes de diferentes áreas. Internet: www.ciaaurorasoficial.blogspot.com.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Felipe Sant’Angelo
Direção: Beatriz Morelli
Produção Executiva: Giu Rocha e Beatriz Morelli
Produção: Cia Auroras
Intérpretes: Giu Rocha, Mariana Leme e Rita Batata
Cenografia, Iluminação e Fotos: Ding Musa
Cenotécnico: Petro Terra
Operação de Luz: Luz Lopez
Trilha Sonora Original: Bill Saramiolo
Figurino: Mira Andrade
Assistente de Figurino: Rita Batata
Preparação Vocal: Pedro Granato
Arte Gráfica: Sato_casadalapa
Transporte e Montagem: Bygdin
Classificação Etária: 16 anos

22h30 - IN SÃ: O UNIVERSO DO ROSÁRIO EM NÓS (UP3). Mostra Paralela Adulto.
Local: Teatro Aberto - Praça dos Andradas, 102 - Centro

Um homem. Uma missão: Reconstruir o mundo. Ele via anjos... Estava louco? Quando estava lúcido? Trancado em seu mundo, apenas com sua missão, buscava seu pouco de possível. No lugar de uma explicação oferece sua experiência pulsante do mundo, experiência concreta, em movimento, tão mais viva quanto inacabada.

Direção e Atuação: Evandro Nunes
Dramaturgia e Contra-regragem: Anderson Feliciano
Operação de Luz: Valber Palmeira
Classificação Etária: 12 anos

15 DE ABRIL, domingo
11h - MESA-REDONDA E DIÁLOGOS HISTÓRICOS: O TEATRO SANTISTA ONTEM E HOJE
Com Miriam Vieira, Caio Martinez Pacheco e Lizette Negreiros
Mediação: Fabíola Nascimento
Horário: 11h às 13h
Local: SESC Santos


A mesa apresenta um panorama da cena teatral santista de meados do século XX até os tempos atuais, a partir de um olhar centrado nas atividades de grupos teatrais de expressão no cenário local. A proposta é buscar uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre as relações da cena teatral santista com a sociedade local e o papel político-social do movimento teatral Santista ao longo dos últimos 40 anos.
Mediação: Fabíola Nascimento: é atriz e estudante de Artes Cênicas da ECA/USP. Iniciou a carreira no movimento teatral de Santos - SP e passou por grupos como Cia. Teatral Cenicomania, Teatro Experimental de Pesquisas e Teatro do Pé. Trabalhou com diretores como Gilson de Melo Barros, Neyde Veneziano, Mateus Faconti e Platão Capurro Filho. Atualmente, é diretora assistente do espetáculo "Farrandança" e orientadora estagiária no Projeto Ademar Guerra.

14h - RUA DO LAZER - PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS COM A TRUPE TRALHA MÉDICA
Local: Praça dos Andradas

16h - CADA QUAL NO SEU BARRIL (CIA DA REVISTA). Mostra Infantil
Local: Teatro Guarany
*Após o espetáculo haverá debate com o grupo

Cada Qual no seu Barril, da Cia da Revista - foto de Alvaro Barcellos

Inspirado nos famosos personagens de desenhos animados e utilizando o teatro físico como linguagem, a peça conta a história de Igor e Vladimir, dois náufragos em uma ilha deserta tendo que dividir um mesmo espaço. A intransigência faz essa relação virar uma divertida batalha de egos, com um final inesperado.

Elenco, concepção e dramaturgia corporal: Bruna Longo e Daniela Flor
Direção, Figurinos e Iluminação: Kleber Montanheiro
Assistência de Direção: Luiza Torres
Criação e confecção de objetos cênicos: Ricardo Costa, Beatriz Nogueira e Adriana Michalski
Realização: Cia. da Revista
Censura: livre

17h30 - A PEREIRA DA TIA MISÉRIA (NÚCLEO ÁS DE PAUS). Mostra de Rua
Local: Parque Roberto M. Santini (Emissário Submarino)
*Após o espetáculo haverá debate com o grupo

A Pereira da Tia Miséria, do Núcleo Às de Paus - foto de Maurício Vieira

A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria que todas as pessoas temem, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. O ser humano, naturalmente, conhece a Fome, porém é sempre preferível saciá-la e não pensar no que pode acontecer se ela chegar a seu ponto extremo. A Morte tão temida por todos, é naturalmente necessária para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho para, só então, deixarem este lugar que nunca os quis.

Direção: Núcleo Ás de Paus
Elenco: Bruna Stéphanie
Camila Feoli
Guilherme Kirchheim
Luan Valero
Rogério Costa
Thunay Tartari
Contra-regragem: Adalberto Pereira
Dramaturgia: Luan Valero
Concepção e Direção Musical: Eric D’Ávila
Cenografia: Rogério Costa e Alex Lima
Figurino e Confecção dos bonecos: Alex Lima
Costureira: Aparecida Fernandes
Professor de Flamenco: Luiz Renato Ferreira
Treinamento para animação: Daniella Pagnoncelli e Renata Santana
Confecção das unhas da Morte: Daniele Stegmann
Relicário do Mendigo/Santo: Santeria Objetos ou Jaqueline Almada
Design gráfico: Arthur C. Duarte

20h - RECLAME – UMA HISTÓRIA DE AMOR (CIA TEATRAL CENICOMANIA). Mostra Adulto
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) - Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias
*Após o espetáculo haverá debate com o grupo

Reclame - Uma História de Amor, da Cia Teatral Cenicomania

Quem não se lembra de uma daquelas “musiquinhas” que tocavam no rádio ou na TV para anunciar um produto? Os famosos jingles fazem parte da vida de muitas pessoas e marcaram épocas. Reclame – uma história de amor retrata as várias gerações e os mais representativos contextos, representados pela criação genial da propaganda brasileira. Ambientada entre as décadas de 30 e 90, a peça conta a trajetória de Lourdes, Rodolfo e Janete, que, motivados pelos meios de comunicação e, principalmente, por jingles de reclames comerciais, formam um triângulo amoroso, no qual as alegrias e as decepções de natureza humana são destacadas por eles.

Uma das companhias de maior expressão de teatro amador da Baixada Santista, a Companhia Cenicomania originou-se do Projeto Escola Padrão, do Governo do Estado de São Paulo, em 1993, na EESG “Prof. Primo Ferreira” (Santos). Desenvolveu em 1995 o infantil “Travessuras no Mundo da Imaginação”. Em 1996 a companhia estréia sua maior produção, a comédia “O Inspetor Geral” de Nicolai Gogol. Em 1998 traz ao público seu espetáculo de maior sucesso, baseado na obra de Monteiro Lobato “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, o infantil “Real Ilusão, que conquistou 17 prêmios em três festivais de teatro. Com o espetáculo “O Golpe”, a companhia vem firmar a seriedade nos seus trabalhos e o seu compromisso com inovação e pesquisa no Movimento Teatral Santista, sendo reconhecido e premiado nos principais festivais de teatro do estado de São Paulo. Em 2005 vem ao palco com o espetáculo infantil “A Lei e o Rei”. Em 2009, a Cia traz a montagem do espetáculo “Minha Nossa, Soffredini! – 70 anos”, em homenagem ao escritor santista Carlos Alberto Soffredini. Site: www.cenicomania.com.br/blog.

Ficha Técnica
Elenco: Fabio Prado, Emanuella Alves, Roberto Santos, Sérgio Manoel, Guilherme Silva, Cristina Ribas, Cristina Moda, Rinaldo Sant´Anna, Marcio Dias
Texto: Sergio Manoel
Direção: Miriam Vieira
Direção Musical: Nailse Machado
Assistente de Direção: Fabio Prado
Cenografia: Bruno Figueiredo
Iluminação: André Leahun/ Alessandro Cruz/ Arthur
Figurino: Anderson De Oliveira
Maquiagem: Renata Carvalho
Preparação Corporal: Claudia Alonso
Sonoplastia: Leandro Rodrigues
Programação Visual: André Reis
Produção: Fabio Prado / Miriam Vieira / Alex Soares
Classificação Etária: Livre

22h - BICHO CABEÇA (GRUPO BOCA). Mostra Paralela Adulto
Local: Teatro Guarany

A história se passa com João Carlos (JC), um adolescente que está descobrindo sua sexualidade. JC certo dia depara-se conversando com seu PÊNIS (Cobra), com quem discute os conflitos e ânsias desta descoberta.

O Grupo Boca Produções Artísticas surge inicialmente como uma companhia teatral em 1999, através de seu fundador Ricardo Guarel, promovendo espetáculos que trabalham o lado social do ser humano, levando o espectador a refletir sobre o que está vendo. Desde o início, seus espetáculos foram levados para públicos jovens, na maioria estudantes, com o intuito não apenas de divertir, e sim como um instrumento pedagógico para a Escola.

23h - SARAU POÉTICO: POEMAS DE BERTOLT BRECHT, HEINER MULLER, OSWALD DE ANDRADE E MAIAKOSVKI
Local: Praça dos Andradas

Uma ode ao Teatro Político! Leituras de poemas desde autores por parte dos participantes da atividade. Os participantes da atividade lerão poemas sorteados na hora Após cada poema, um rápido bate-papo sobre o conteúdo sócio-político da poesia será desenvolvido. Um estímulo a leitura, interpretação de texto e à escrita de caráter crítico social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário