sexta-feira, 6 de abril de 2012

Parlapatões abrem FESTA 54

Grupo paulistano traz a Santos a comédia “Ridículos Ainda e Sempre”, na abertura do do Festival Santista de Teatro, que começa na próxima sexta-feira, dia 13 de abril. Programação conta com dez dias de intensa atividade cultural

O espetáculo “Ridículos Ainda e Sempre”, dos Parlapatões, vai marcar a abertura oficial do FESTA 54 - Festival Santista de Teatro, na noite da próxima sexta, dia 13 de abril. O festival, considerado o mais antigo do gênero em atividade no País, prevê uma série de atividades durante os dez dias em que ocorre. Além das peças de teatro, debates, mesas-redondas, atividades formativas, exposições artísticas e apresentações culturais fazem parte da programação.

Peça "Ridículos Ainda e Sempre", dos Parlapatões, abre o FESTA 54
(foto Luiz Doroneto)

Com trabalhos voltados para a comédia, os Parlapatões existem desde 1991, e estão entre os grupos teatrais mais reconhecidos do teatro nacional, passando ainda pelos principais festivais internacionais realizados no País. A peça “Ridículos Ainda e Sempre” é uma adaptação de Antonio Abujamra e Hugo Possolo do texto do poeta russo surrealista Daniil Kharms, com tradução de Tatiana Belinky.
A solenidade de abertura oficial do FESTA será a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Braz Cubas. Após a apresentação do espetáculo, haverá debate com o grupo sobre a peça, iniciativa que acontecerá em todas as apresentações das mostras oficiais do festival (Adulto, Infantil e de Rua). Em seguida, a partir das 23 horas, na Praça dos Andradas, tem início o Quintal da Pagu, com o show “Lírico, Popular e Bandido” em memória a Zéllus Machado, artista local falecido este ano, que será homenageado na noite pelos cantores Danilo Nunes e Simone Ancelmo. O Quintal da Pagu é um espaço de confraternização entre artistas e público, e contará com festas temáticas durante todos os dias do FESTA.
Assim como no ano passado, é o público quem decide quanto vai pagar pela entrada nos espetáculos: é a campanha Pague Quanto Quiser, que visa incentivar a formação de público, sem deixar de valorizar os espetáculos. Nela, o público pode escolher pagar de R$ 2 a até R$ 10 por um ingresso.
O festival deste ano tem como tema “Arte, Política e Pensamento”, e isso foi levado em consideração como critério de seleção pelos curadores do festival. Entre os espetáculos inscritos (propostas foram enviadas de todas as regiões o País), foram selecionados os grupos e peças que pudessem trazer mais elementos para uma discussão sobre a função da arte e da pesquisa na sociedade.

Fórum do Interior
Ainda relacionado ao tema do festival, acontece nos dias 21 e 22 de abril o 4º Fórum do Interior: Artes e Políticas Públicas. O encontro deve reunir artistas de todo o estado de São Paulo na discussão sobre a atual política cultural em relação à formação, pesquisa, produção e difusão cultural, além de apontar alternativas que garantam a continuidade e permanência do artista em sua região. O último Fórum do Interior foi em Hortolândia, em dezembro do último ano.
A programação completa do FESTA 54 pode ser acessada a partir desta segunda-feira, no www.festivalsantista.com.br, ou pelas redes sociais.

FESTA
Criado por Pagu em 1958, o FESTA é considerado o festival de teatro mais antigo em atividade no Brasil. Em 2011 foi agraciado pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, honraria concedida a personalidades, grupos artísticos, instituições e iniciativas que mais contribuem para o cenário cultural brasileiro.
O FESTA 54 - Festival Santista de Teatro é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista e Associação dos Artistas, e tem como parceiros Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Santos e Sesc Santos.


Abertura do FESTA 54 - Festival Santista de Teatro

20h: Solenidade de abertura

21h: Mostra Adulto: “Ridículos Ainda e Sempre” - Parlapatões
Local: Teatro Municipal Braz Cubas - Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias
*Após o espetáculo haverá debate com o grupo

23h: Homenagem a Zéllus Machado
Show Lírico, Popular e Bandido. Com Danilo Nunes e Simone Ancelmo
Local: Quintal da Pagu - Pça dos Andradas - Centro

Programação do FESTA a partir de segunda-feira, dia 09, no www.festivalsantista.com.br.


Ridículos Ainda e Sempre
Parlapatões
São Paulo (SP)

O espetáculo surge a partir de texto do poeta russo surrealista Daniil Kharms, com tradução de Tatiana Belinky e adaptação de Antonio Abujamra e Hugo Possolo. No palco, cinco pessoas totalmente ridículas, como qualquer ser humano, vivem situações aparentemente desconexas entre si. O que dará sentido a todas é a ideia de descoberta. De encontros amorosos a discussões sobre política, de disputas esportivas ao momento de uma refeição, tudo tem uma ligação. Porém, cada uma das situações contém algo inusitado que os desprende da realidade. Ridículos Ainda e Sempre permite aos Parlapatões retomem elementos do início do grupo, como o espírito de cabaré de Karl Valentin, o cômico que influenciou Brecht. Assim buscam o sentido lírico naquilo que o palhaço tem de mais importante, que é fazer o público rir.

Desde 1991 os Parlapatões trabalham voltados para a comédia, desenvolvendo uma dramaturgia própria, utilizando técnicas circenses e recursos do teatro de rua. Seus espetáculos circularam em diversas capitais do país e também com apresentações em outros países. Destacaram-se nos principais festivais internacionais realizados no Brasil: FIAC, em São Paulo; FTC, de Curitiba; FILO, de Londrina; FIT, de Belo Horizonte e Porto Alegre em Cena. Em 2006, iniciaram as atividades do Espaço Parlapatões, no centro de São Paulo. O Espaço Parlapatões abriga produções do grupo e de outros grupos e se tornou palco da inovadora cena teatral contemporânea. Em 2011, o grupo comemora seus 20 anos com a estreia de Ridículos Ainda e Sempre, de Daniil Kharms. Atualmente, os Parlapatões atuam e produzem diversos espetáculos, apresentando seu repertório, circulando por todo o país, mantendo o Espaço.

Ficha Técnica
Texto: Daniil Kharms
Tradução: Tatiana Belinky
Adaptação: Antonio Abujamra e Hugo Possolo
Direção: Hugo Possolo
Elenco: Hugo Possolo, Raul Barretto, Jaqueline Obrigon, Abhiyana e Hélio Pottes
Trilha Sonora: André Abujamra
Cenário e Figurino: Hugo Possolo
Assistência de Figurinos: Silvana Ivaldi
Pintura Cênica: Werner Schulz
Iluminação: Reynaldo Thomaz e Hugo Possolo
Objetos de Cena: Inês SakayF, Armando Júnior e Juciê Batista
Pesquisa de Imagens e Pintura de Cenário: Werner Schulz
Operação de Som: Arthur Karbstein
Operação de Luz: Reynaldo Thomaz
Costureiras (Figurino): Alice Correa e Cleide Niwa
Costureira (Cenário): Leci de Andrade
Fotos: Luiz Doroneto
Programação Visual: Werner Schulz
Produção Executiva: Cristiani Zonzini e Vivan Dozono
Classificação Etária: 14 Anos


Se apresentam nas mostras oficiais do FESTA 54:

Mostra Adulto:
"As Desgraçadas" - Cia Auroras - São Paulo (SP)
"Reclame – Uma História de Amor" - Cia Teatral Cenicomania - Santos (SP)
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" - Cia Provisória - Rio de Janeiro (RJ)
"O Canto de Gregório" - Grupo Magiluth - Recife (PE)
"As Três Irmãs" - Traço Cia de Teatro - Florianópolis (SC)
"O Ovo e a Galinha" - Teatro do Desconhecido - São Paulo (SP)

Mostra Infantil:
"Cada qual no seu Barril" - Cia da Revista - São Paulo (SP)
"A Centopeia Judite" - Cia Arueiras do Brasil - Praia Grande (SP)
"Clarice Matou os Peixes" - Cia do Abração - Curitiba (PR)
"Sem mais nem Menos - Cia Noz de Teatro e Dança - São Paulo (SP)
"O Pato, a Morte e a Tulipa" - Cia de Feitos - São Paulo (SP)

Mostra de Rua:
"A Pereira da Tia Miséria" - Núcleo Ás de Paus - Londrina (PR)
"Top! Top! Top! - Ivo 60 - São Paulo (SP)
"Helena Pede Perdão e é Esbofeteada" - Tablado de Arruar - São Paulo (SP)
"Futebol, nossa Paixão: PraFalar sobre Política, Futebol e Religião" - Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela - Porto Alegre (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário