Dentro do Festival Santista de Teatro, a cidade é palco de discussões sobre o fomento à cultura fora da capital paulista, no 4º Fórum do Interior: Artes e Políticas Públicas
O último encontro do Fórum havia sido em Hortolândia, em dezembro do ano passado, e teve como objetivo debater ideias sobre a atual política cultural do estado em relação à formação, pesquisa, produção e difusão cultural, além de apontar alternativas que garantam a continuidade e permanência do artista em sua região.
Na Carta Aberta redigida em Hortolândia, assinada pelos 63 grupos artísticos participantes do encontro, é ressaltada a importância de se evitar o êxodo involuntário dos artistas de suas regiões, e constatado que os avanços e conquistas na produção artística fora da capital não vêm encontrando respaldo nas políticas públicas do estado de São Paulo. Os artistas consideram a necessidade de uma reformulação das ações para essas regiões, que garantam o acesso “verdadeiramente democrático e amplo a programas e verbas públicas estaduais voltadas à formação, produção, circulação e fomento artísticos”.
Entre as reivindicações dos artistas estão a publicação de editais específicos para o interior, litoral e Grande São Paulo; pelo menos 1/3 do orçamento dos editais ProAC para essas regiões; além de reformulação de programas como Mapa Cultural Paulista, Virada Cultural, Circuito Cultural, Oficinas Culturais Regionais e Projeto Ademar Guerra.
Os artistas reunidos no 3º Fórum também pedem a reformulação das ações de formação e capacitação, em três eixos: formação do artista, formação de público e formação do artista gestor e artista produtor. No documento, também foi repudiada a terceirização de programas públicos para entidades não governamentais.
O FESTA 54 - Festival Santista de Teatro é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista e Associação dos Artistas, e tem como parceiros Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Santos e Sesc Santos. Mais informações pelo www.festivalsantista.com.br.
Programação
21 de abril, sábado
09:00 - Apresentação dos participantes
10:00 - Plenária - O que somos e como nos organizamos?
15:00 - Apresentação do que foi feito a partir do fórum de Hortolândia / Avaliação/encaminhamentos
16:00 - Ações coletivas que possam auxiliar as lutas regionais
17:00 - Direitos trabalhistas
19:00 - Reunião por cidades ou regiões para conversas mais especificas
21:00 - Apresentação no Teatro Municipal de Santos - Programação de Encerramento do 54º FESTA
22 de abril, domingo
09:00 - Debate Plenária: Arte e Espaço Público
11:00 - Encaminhamentos práticos (novo fórum, estrutura)
14:00 - Redação da Carta do Fórum de Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário